Resenha: A Hospedeira



Título: A Hospedeira
Título Original:The Host
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca 
Páginas:560
Ano: 2009



Sinopse 

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Falar desse livro é um pouco complicado para mim. Terminei de ler ele no começo do mês, mas só criei coragem de falar dele agora. Como todos sabem esse livro é da Stephenie Meyer autora da saga Crepúsculo, eu primeiro relutei um pouco para lê-lo, com medo de que ele parecesse com Crepusculo. Não que eu não gosta dessa serie, mas estava cansada de personagens feito a Bella. Mas não se engane Peg e Melanie não tem nada da Bella(graças a Deus rsrsrs). Todo mundo que já leu esse livro fala a mesma coisa que as primeiras 150 a 200 paginas são muito arrastadas, lentas mesmo. Quase desisti da leitura, passei quase um mês para ler essa parte, mas se você desistiu desse livro ou vai lê-lo ainda dou um conselho, persista na leitura, vale muito a pena.
A autora nos traz para uma Terra sendo dominada por seres extraterrestres, mas não é uma dominação violenta, onde há extermínio dos corpos. O que eles fazem é habitar os corpos dos seres humanos e viver como nós viveríamos.
Melanie é uma sobrevivente a o ataque, ela e seu irmão vivem fugindo e se escondendo, pois sua família inteira já foi transformada em apenas hospedeiros. Suas mentes já não existem mais. Em um certo dia eles conhecem o Jared, outro sobrevivente e eles se apaixonam e vivem juntos como uma nova família. Em um certo momento Melanie acredita que sua prima ainda resiste ao ataque e vai procura-la, tentando salva-la. Porem ela é descoberta e para não ser feita hospedeira tenta se matar. Mas as almas(como se chamam os extraterrestres, conseguem salvar seu corpo e nele colocam a Peregrina. Só o que eles não sabem é que a Melanie ainda resiste.
O livro basicamente no inicio mostra o conflito de duas mentes no mesmo corpo, ou seja, Peregrina tenta achar pistas dos outros humanos que viviam com a Melanie em suas memorias, mas ela não consegue acessar todas a memoria da Melanie. A Peregrina não entende por que a Melanie ainda resiste e por que ela tem tanta raiva das almas. A Melanie começa a lhe mostrar suas memorias e  vendo todo aquele sentimento de amor que Melanie nutre por Jared e Jamie a Peregrina começa a ama-los também e quer tentar projete-los das outras almas. Elas vão em busca deles em um esconderijo que seu tio criou, e ai o livro começa a se desenrolar melhor. 
Claro que a Peregrina não é aceita por quase nenhum daqueles sobreviventes no inicio a não por seu tio Jeb e o Jamie.
A autora também traz outros personagens incríveis para a historia com o Doc e o Ian(super apaixonante rsrsrs).
O desenrolar da trama envolve completamente o leitor. As personagens principais são fortes, sabem o que querem, mesmo a Peregrina não entendendo como os humanos vivem e por que eles tem sentimentos tão fortes uns pelos outros ela sabe o que quer, não fica atrás da Melanie de jeito algum. Torci bastante para terminasse de um jeito bom para todos os personagens que amei durante a leitura e posso dizer, o livro não decepciona de jeito nenhum o leitor. Final super digno.
Essa leitura me surpreendeu bastante, confesso que quando acabei senti muita falta daquele universo que a autora criou. Não preciso dizer que meu personagem favorito é o Ian. Quem já leu vai entender e quem ainda não leu, depois da leitura me digam o que acharam dele. Bom é isso, não desistam de A Hospedeira, pois é um livro maravilhoso. 


"- É um mundo estranho - murmurei, mais para mim mesma do que para a outra alma aculturada.

- O mais estranho de todos - concordou ele."

14 comentários

  1. Estou enrolando para lê-lo desde quando o ganhei (em meados de 2010). Juro que morro de vontade, mas ao mesmo tempo que dá uma preguiça :( Acho que irei colocar na minha meta de leitura ^^

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika,

    Sou mais um dos que abandonaram os livros após ler umas 150 páginas. A leitura se mostrou muito arrastada a inicio, mas ainda pretendo tentar ler mais uma vez.

    Parabéns pelo blog, estou seguindo :-)

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. olá Erica, eu li e reli esse livro, apesar das criticas eu curti! o livro embala mesmo depois da página 100, mas a história em si é densa! e por isso é necessaria uma introdução ao leitor
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li Crepúsculo, não tenho a mínima vontade.
    Porém, li A Hospedeira e adorei!!!
    A Peg e a Melanie são apaixonantes!!

    E ainda bem que você tomou coragem para resenhá-lo!! A resenha ficou perfeita!!


    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã e algumas amigas já leram e ficaram encantada. Já ouvi falar muito bem dele, tenho vontade de ler. E não desistirei no início, já que você já avisou para persistir. hahaha :) Bjs

    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Quero muito ler esse livro. Sou fã da saga Crepúsculo e relutei em lê-lo exatamente pelo que disse (rs). Então, é legal saber que vale a leitura e que é bastante diferente dos demais personagens.
    Eu acho que diferente do que muitos pensam, a Stephanie Meyer é uma grande autora.
    Ótima resenha. Assisti ao filme e AMEI o enredo. Fiquei pensando várias vezes nas cenas, então acho que o livro deve ecoar em nossos pensamentos com maior intensidade. Quando isso acontece, com certeza indica que o livro é bom.

    Obrigada por comentar no meu blog. Deu-me a oportunidade de conhecer o seu (rs). Já estou seguindo e retribuindo a visita.

    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Esse livro é simplesmente maravilhoso!
    Já li faz um tempinho, mas amei do início ao fim. Acho que foi o melhor que li da autora.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Erika :D
    Olha, eu ainda não li A Hospedeira, apenas assisti o filme, mas depois de Amanhecer, eu prometi à mim mesma que não leria mais nada da tia Steph. kkkk

    Eu realmente odiei o final de Amanhecer, e detestei mais ainda a história de Hospedeira. Não é algo que eu vá ler em breve, quem sabe um dia. kkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu li A Hospedeira e amei - diferente de Crepúsculo, que esperei ser mais do que realmente foi. - o Ian é super lindo e fofo *O* e a Peg é algo que me fez refletir muito, enquanto que as vezes eu mesma me sentia como a Mel, querendo que ela revidasse, outra parte de mim dizia que não, então me senti muito dividida, tanto que é difícil dizer qual personagem eu gosto mais.

    Jared e Ian são dois extremos, ambos super complexos, mas eu prefiro o Ian kkkkk o Jared, várias vezes, simplesmente não entendia a Peg e o Ian conseguia entender e suas frases de efeito são tão lindas! Eu só fiquei decepcionada com o filme em dois aspectos: esperava que fosse o Somerhalder a fazer o nosso Ian e achei meio corrido o enredo do filme, embora dê pra sentir algumas emoções, não é nada como no livro.

    Eu chorei lendo o livro várias vezes, o desespero e a dor contrastando o tempo todo com o amor imenso que ela sentia por todos e a compreensão por aqueles que a odiavam colocaram o melhor e o pior de mim em combate, me fez pensar muito e diferente do que a maioria disse, eu não achei tão chato e cansativo não, já li piores, acho que isso é papo de gente que quer contar de leitor experiente.

    Quer ler algo chato? Vá ler os livros do vestibular u.ú

    Bom, fora isso kkkkk eu achei super lindo essa relação Jamie-Mel-Peg, ainda mais porque somos da mesma idade (quando o livro foi lançado, eu tinha 18 e a Mel também *o*) e eu também tenho um irmão com 5 anos de diferença, então eu me sentia muito como a Mel quando o papo era o Jamie e eu sei que faria exatamente o mesmo pelas pessoas que eu amo!

    Estou com saudades do livro TT-TT senti uma puta ressaca quando terminei, e as vezes não paro de ouvir a trilha sonora kkkkk me lembra de tanto sobre o livro e o filme LOL

    Bom você podia fazer um post dizendo os pontos bons e ruins dessa adaptação (é só uma ideia XD)!

    Beijos, seu blog tá lindo! Já estou seguindo =P

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos pela visita e os comentários, me deixam muito feliz!!!!!!!!!!!
    Um Beijooooooooooooo enorme pra todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ao contrário de você, eu ainda não tomei coragem de ler por não me sentir atraída pela proposta do livro em si. Não sei, pessoas com gosto parecido com o meu não gostaram e nunca me interessei por ele.
    Que bom que você foi mais forte que eu e se encorajou a ler.
    Quero ver o filme, ainda não vi, rs.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  12. Tenho o pé atrás em relação a hospedeira, por medo que os personagens fossem semelhantes ao de crepúsculo .... Não suporto a Bella ...
    Mas lendo a resenha e os comentários, parece ser bem diferente. irei dar uma chance ao livro ... em breve

    ResponderExcluir
  13. Comecei a ler esse livro e não gostei muito e então parei!!!

    Mas vou para de enrolar e criar vergonha e lê-lo logo

    ResponderExcluir
  14. Estou curioso para ler este livro... em se tratando de Stephenie Meyer, posso dizer que adorei ler a Saga Crepúsculo, uma das melhores sagas q já li!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!